Novembro Azul: atente-se ao câncer de próstata e ao check-up anual com o urologista
Entramos no penúltimo mês do ano, que é dedicado ao câncer de próstata e definido como Novembro Azul desde 2003, originado na Austrália. O seu check-up com o urologista está em dia? Atente-se aos cuidados pessoais e evite o surgimento da segunda doença que mais mata homens em todo o mundo.
Sobre o câncer de próstata
Dentre os tipos de cânceres, o de próstata é o segundo de maior incidência e de óbitos entre o sexo masculino. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.
Homens com mais de 60 anos são os mais acometidos pela doença. Entretanto, esse não é o único fator de risco, podendo também ser elencados, por exemplo, a questão do tabagismo - fumantes têm um risco aumentado de morte - histórico familiar, sobrepeso, obesidade e exposição a agentes químicos - este corresponde a 1% dos diagnósticos.
O câncer apresenta sinais/sintomas?
Em seu estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e tem evolução silenciosa. Por isso, é fundamental os homens frequentarem com regularidade o médico urologista para a realização do check-up anual.
Vale frisar que alguns sintomas que surgem com o avanço do câncer são semelhantes aos de aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna), considerado benigno, ou outras condições clínicas. Dentre os sinais, existem:
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar ou terminar de urinar;
- Vontade frequente de urinar durante o dia ou à noite;
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Dores no quadril, coxas, ombros ou costas;
- Dores nos ossos, insuficiência renal ou infecção generalizada em casos mais graves.
Detecção precoce
A detecção precoce, não somente para o câncer de próstata, aumenta a chance de tratamento bem sucedido e, consequentemente, de cura. Exames clínicos, laboratoriais, radiológicos e endoscópicos são os meios de investigação tanto para pessoas com sintomas (diagnóstico) quanto para aquelas sem sinais (rastreamento), mas pertencentes a grupos de risco.
Dentre os exames para pessoas com suspeitas de câncer de próstata estão os de toque retal (avaliação do tamanho, textura, volume e forma da próstata) e o PSA, que mede a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) na corrente sanguínea. A confirmação do diagnóstico é através da biópsia prostática por via transretal ou transperineal guiada por ressonância magnética e/ou ultrassonografia.
Formas de prevenção
Hábitos saudáveis de vida são sempre bem-vindos, inclusive são formas de prevenção do câncer de próstata. Mantenha adequado o seu peso corporal, tenha uma alimentação balanceada rica em vegetais, frutas e legumes, pratique atividades físicas, evite o tabagismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas.
Feche o ano de 2023 com o seu check-up em dia. Necessita de uma consulta com um médico urologista? Agende-a agora mesmo em nosso site. Conte com os profissionais do Centro Médico Berrini.