Dores no joelho: quais são as causas e o que fazer
Um dos principais problemas articulares, as dores no joelho contam com inúmeras causas. Pessoas de todas as idades podem ser afetadas. Entenda mais sobre o tema:
Entre o sexo feminino, os problemas são mais por questão de sobrecarga, enquanto que no sexo masculino estão também associados há traumas e contusões.
O que pode ocasionar dores no joelho?
Além das dores articulares, as dores no joelho podem ser causadas por dor miofascial (relacionada a músculos e fáscias) e dor neuropática (associada aos nervos). Os três combinados podem ocasionar o desconforto, por isso é importante identificar todos os fatores contribuintes para o problema e para o manejo dar, e também para que os sintomas não sejam persistentes por conta de um tratamento inadequado.
As causas mais comuns são:
- Artrose ou osteoartrite: geralmente acomete idosos ou jovens com problemas prévios de joelho. O desgaste da cartilagem leva a alterações de todos os tecidos da articulação causando inflamação, inchaço, rigidez, crepitações ou sensibilidade.
- Bursite: inflamação das bolsas de líquido que protegem as articulações por conta de, por exemplo, movimentos repetitivos, causando dor, inchaço e rigidez.
- Tendinite patelar: está muito relacionada à prática de atividades físicas. É uma lesão no tecido que liga a patela à tíbia e pode causar dores, inchaço, sensibilidade e rigidez.
- Lesões de menisco: lesões por trauma ou desgaste que geram estalos, dor e travamento do joelho.
- Síndrome do trato iliotibial: o trato iliotibial entra em atrito com o osso da coxa (fêmur). Praticantes de atividades físicas, principalmente os corredores, são os principais acometidos.
- Síndrome da dor patelofemoral: dores na região frontal do joelho que aumentam ao subir e descer escadas e ao fazer agachamento, por exemplo.
- Condropatia patelar: é ocasionada por danos à cartilagem sob a rótula, que é um amortecedor natural, por uso excessivo do joelho.
- Fraturas de insuficiência do osso subcondral: é causado por um ponto de sobrecarga no joelho causando “trincados” dentro do osso e geralmente acomete idosos.
- Osteocondrite dissecante: afeta o osso subcondral, que fica logo abaixo da cartilagem. É mais comum em crianças e em adolescentes.
O histórico do paciente (com alguns questionamentos como: já teve dores antes? Já fez algum tratamento? Pratica atividades físicas regularmente? Qual é a sua rotina?), exames clínicos e complementares é que vão definir o diagnóstico da causa das dores no joelho, que será avaliado pelo especialista de ortopedia.
Traumatismos
Mesmo os traumatismos considerados mais simples – sem lesões internas no joelho – podem necessitar de reabilitação. Eles também causam dores e inflamações, e se não cuidados podem ocasionar lesões relevantes de estruturas internas no joelho.
Luxação de patela, lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) e do ligamento cruzado posterior (LCP) são alguns dos principais traumas que podem ocorrer.
Como aliviar as dores?
Ficar afastado da atividade em que a lesão foi ocasionada e bolsa de gelo, anti-inflamatórios, pomadas e analgésicos podem funcionar. Contudo, é sempre bom uma avaliação médica para saber exatamente qual tratamento seguir.
Se você sente dor na articulação ou o seu joelho está inflamado por mais de três dias, procure por um ortopedista. Lembre-se que dores não são normais. Se você é praticante de exercícios, atente-se à intensidade excessiva, falta de fortalecimento e a técnicas dos movimentos para que não haja lesão, inflamação ou sobrecarga.
Dicas para aliviar as dores no joelho
- Use calçados baixo e de preferência com amortecedores;
- Fortaleça a musculatura com exercícios;
- Mantenha o seu peso ideal para não sobrecarregar os joelhos;
- Caso necessite, utilize palmilhas especiais;
- Durma com um travesseiro entre os joelhos;
- Não permaneça por muito tempo na mesma posição (em pé, sentado ou deitado).
Sente dores no joelho? Então procure por um de nossos especialistas e marque uma consulta agora mesmo!