Você sabe o que é Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC)?
Cada vez mais a tecnologia faz parte da rotina de todos os indivíduos. É inevitável não ter contato com celulares, computadores e outros eletrônicos, tanto na vida pessoal quanto profissional. O acesso excessivo desses meios pode ocasionar diversos problemas de saúde, entre eles a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC).
Ficar em frente ao computador por mais de três horas, por exemplo, pode ocasionar problemas relacionados a SVRC. E de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 90% das pessoas têm sintomas por conta disso. Meios externos também são facilitadores para o problema, a exemplo de ar-condicionado, ventiladores, baixo consumo de líquidos e tabagismo.
Sintomas da Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC)
Também conhecida como Síndrome da Visão do Computador (SVC), seus sintomas são desde dores de cabeça e tontura, até sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão, embaçamento da vista, turvação visual e coceira.
Existem pessoas mais propensas a desenvolver a SVC, que são aquelas que já têm diagnóstico de miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia e estrabismo.
Prevenção da SVRC
Ao sentar em frente ao computador, mantenha-o a uma distância entre 40 e 70 centímetros e sempre lembre de piscar os olhos. Além disso, faça intervalos de 5 minutos após 1 hora. É importante ter iluminação adequada no local (evite brilho no monitor), ter uma boa alimentação, postura correta enquanto sentado e praticar exercícios físicos. Também é possível fazer uso de colírios lubrificantes.
Estima-se que até 90% das pessoas que passam mais de 3 horas por dia em frente ao computador possuem algum problema relacionado ao SVRC. Portanto, se possível, opte por telas LCD (cristal líquido), pois elas apresentam melhor resolução e iluminação, além de refletirem menos luminosidade.
Filtros protetores também são opção já que diminuem o reflexo da luz e reduzem a energia eletromagnética emitida pelo monitor.
Atente-se às crianças que ficam muito tempo expostas à luz de computadores, tablets e/ou celulares. Elas podem apresentar sintomas como olhos vermelhos e lacrimejantes, irritabilidade e sonolência.
Como é feito o diagnóstico
O oftalmologista é quem vai diagnosticar e determinar o tratamento adequado, que vai variar de pessoa para pessoa, sendo que os mais comuns são: colírios lubrificantes, terapia ocular (exercícios que ajudam os olhos a terem melhor foco) e óculos.
O normal é que cada indivíduo pisque, em média, de 10 a 15 vezes por minuto. Estudos mostram que essa quantidade diminui em 60% quando a pessoa está em frente a uma tela.
Fique atento e tome os devidos cuidados para a saúde dos seus olhos. Caso apareça algum problema relacionado à Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC), agende uma consulta com o oftalmologista para melhor averiguação e solução da situação.