Um dos exames mais requisitados por médicos de diferentes especialidades é o ultrassom. Esse exame de imagem é usado para detectar tamanho e textura das estruturas, como no caso dos órgãos. Durante esse exame, são emitidas ondas sonoras com alta frequência, que são inaudíveis para os seres humanos, assim os tecidos do corpo vibram e, a partir dessa vibração, é que são formadas as imagens.
O primeiro trabalho médico sobre o ultrassom surgiu ainda na 2ª Guerra Mundial (1942), na Áustria, onde o médico Karl Theodore Dussik publicou o primeiro um artigo acadêmico sobre a investigação ultrassonográfica da transmissão cerebral. Desde então, vários centros médicos ao redor do mundo começaram a usar o exame que se tornaria um dos mais importantes do mundo.
E tendo em vista a facilidade em detectar tecidos e a alta demanda ao aparelho de ultrassom que o Centro Médico Berrini decidiu inovar e adquirir um novo aparelho de ultrassom, o Affiniti 70. Essa máquina traz um novo olhar no que diz respeito a ergonomia, exatidão, rapidez, praticidade e tecnologia.
Esse aparelho permite atender a essa grande quantidade de pacientes sem perder qualidade no exame, ou seja: tenha nítidos exames na palma da mão, sem ter que esperar muito tempo pelo resultado. As aplicações do ultrassom são enormes, e uma das mais famosas é o uso em gestantes para fazer o pré-natal, permitindo assim verificar se há malformações no embrião.
A eficácia da ultrassonografia se comprova com a necessidade em diagnosticar doenças nos tecidos moles, que não aparecem em radiografias. Alguns exemplos são cartilagens, cistos e tumores sólidos. Existem vários tipos de ultrassonografia, e alguns dos mais famosos são o ultrassom convencional, o doppler, a elastografia e o ecocardiograma transeofágico.
Está curioso(a)? Venha conhecer as instalações do Centro Médico Berrini e saber mais sobre a ultrassonografia e sobre o aparelho Affiniti 70.
(11) 2117-0100