Saiba quando procurar por um ortopedista
Médico é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir problemas que atingem o aparelho locomotor
Quando procurar por um ortopedista? Você está com, por exemplo, dores nas costas, estalos nos joelhos, dificuldade para suportar seu peso ou tem sensação de formigamento? Então esse é o momento certo para agendar uma consulta com esse especialista, que é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir problemas que atingem o aparelho locomotor.
O que o ortopedista trata?
Artrose, lombalgia e hérnia de disco são doenças ortopédicas que podem ser tratadas por um ortopedista:
- Artrose: desgaste da cartilagem que reveste as articulações e faz parte do processo de envelhecimento de todas as pessoas. Dores nas articulações das mãos, joelhos, pescoço, lombar e quadris são comuns e podem ser reduzidas com medicamentos, fisioterapias ou cirurgias, mas esse tipo de artrite não tem cura.
- Lombalgia: dores na região da lombar (parte inferior da coluna). É causada por uma lesão em um músculo ou ligamento, ocasionada, por exemplo, por má postura, fratura, falta de exercícios, disco rompido ou artrite. Medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia são as alternativas.
- Hérnia de disco: deslocamento do disco vertebral, podendo ou não causar sintomas. Quando há, o problema pode irritar os nervos que estão próximos causando dores, fraqueza em um dos braços e pernas, formigamento, reflexos hiperativos, espasmos musculares e dormência. Também pode ser tratada com medicamentos, fisioterapia e/ou cirurgia.
Existem mais casos de “quando procurar por um ortopedista”? Sim, para além de doenças ortopédicas, em cenários de lesões e traumas:
- Entorses: estiramento ou rompimento dos ligamentos. Pode acontecer em qualquer articulação do nosso corpo.
- Fraturas ósseas: fratura parcial ou completa em um osso causando dor, podendo ocasionar até perda da funcionalidade do local afetado.
- Tendinite: inflamação ou irritação dos tendões, causando dor, sensibilidade e desconforto em regiões como joelhos, ombros, punhos, tornozelos, quadris e cotovelos.
- Bursite: inflamação das bolsas (bursas) que protegem as articulações e pode ser originada por sobrecargas excessivas ocasionadas por movimentos repetitivos. Pode causar dores nas articulações (inchaço ou rigidez), além de dores locais (braços, ombros, joelhos, cotovelos, quadril...).
Condições congênitas e deformidades também são tratadas pelo médico ortopedista – a exemplo de joanetes, dedos em garra, Síndrome de Marfan (doença hereditária que afeta o tecido conjuntivo), Síndrome de Turner (quando uma menina nasce com apenas um cromossomo X o que resulta em características físicas distintas) e crescimento ósseo desproporcional.
Quando procurar um ortopedista, portanto?
Existem alguns sintomas e sinais (além dos já citados no texto) de que é necessário você fazer uma consulta com um ortopedista. Se você está com redução da flexibilidade, sente dor ao fazer movimentos específicos, está com limitações de movimentos, tem dores nas articulações, ossos ou músculos, procure por um especialista.
Quais são os exames que podem ser solicitados?
Alguns exames são de procedimento padrão que podem ser solicitados pelo ortopedista. Dentre eles estão a ressonância magnética, radiografia, ultrassonografia e densitometria óssea. Confira especificamente cada um deles:
- Ressonância magnética: produz imagens de alta resolução de todo o corpo. É um exame não invasivo que avalia órgãos, tecido e sistema-esquelético de uma forma bastante precisa.
- Radiografia: exames de raio-X que possibilitam detectar fraturas, desgastes das articulações e desalinhamentos.
- Ultrassonografia: utiliza-se de ondas sonoras para gerar imagens do corpo, possibilitando imagens em tempo real de articulações, músculos, tendões e ligamentos.
- Densitometria óssea: com ele é possível medir a densidade mineral dos ossos, detectar risco de fraturas, além de diagnosticar osteopenia ou osteoporose.
Muitas vezes acabamos nos acostumando com algumas dores do nosso corpo – elas acabam virando rotineiras. Entretanto, temos que ter a ciência de que não podemos normalizá-las. É aí é que entra o momento de “quando procurar por um ortopedista”. Fique atento aos sinais do seu organismo. Agende uma consulta agora mesmo com um de nossos especialistas!