A micose é uma infecção causada por fungos, capazes de atingir a pele, as unhas e o couro cabeludo, além da virilha e da região genital. O calor e ambientes úmidos favorecem o aparecimento dos fungos, sendo as principais formas de transmissão o uso de toalhas compartilhadas e a não higienização de áreas como os pés.
Os principais sintomas da micose de pele são:
- Coceira;
- Lesões vermelhas e que podem descamar;
- Áreas da pele mais escuras ou mais claras;
- Corrimento e coceira na região genital;
- Unha com forma e cor alteradas.
Os principais tipos de micose são:
1) Micose na unha
A micose na unha, mais comum nas unhas dos pés, deixa as unhas deformadas, grossas e amareladas. O tratamento é feito com antifúnficos em forma de comprimidos, pomadas, ou esmaltes. O laser também é uma opção para eliminar os fungos das unhas.
2) Candidíase
Provocada pelo fungo Candida albicans, a candidíase se encontra naturalmente na região da boca e dos genitais, porém quando há queda na imunidade, maus hábitos de higiene, ou após o tratamento com corticoides e antibióticos, este fungo pode aumentar, levando a um quadro de candidíase. Na boca, o problema acomete mais bebês e pessoas com o sistema imune enfraquecido. O tratamento é feito com antifúngicos orais.
3) Pé de atleta
Também conhecida como frieira, o pé de atleta é infecção de pele por fungos mais comum que existe. Caracterizada por rachaduras e bolhas principalmente entre os dedos dos pés, o paciente também pode sentir coceira e ardor nessa área. O tratamento é feito com cremes e pomadas antifúngicas.
4) Micose de praia
Conhecida como pano branco, ou micose de praia, este tipo de micose é causada por um fungo que impede que a pele produza melanina ao ser exposta ao sol, criando manchas brancas. O paciente também pode sentir coceira e ter descamação da pele. O tratamento é feito com antifúngicos orais ou tópicos.
Entre em contato para marcar uma consulta e solucionar suas dúvidas!