Otorrinolaringologista: quando devo procurar?
Está sofrendo com incômodo ou dores na garganta, laringe, ouvido, pescoço ou nariz? Então é o momento de você procurar por um otorrinolaringologista. Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são realmente as atribuições desse médico especialista. Por isso, preparamos este artigo para sanar todas as dúvidas sobre o tema.
Quais doenças podem ser tratadas pelo médico otorrinolaringologista?
Está com gripe ou resfriado? O otorrinolaringologista pode cuidar do seu caso. E não somente de problemas simples. O especialista também é importante em quadros mais avançados, como rinite, sinusite, faringite, amigdalite e mais:
- Polipose nasal;
- Sinusite crônica;
- Otite média aguda recorrente (OMAR);
- Rouquidão;
- Alterações das cordas vocais;
- Infecções de ouvido (otite);
- Paralisia facial periférica;
- Disfagia (dificuldade de engolir alimentos ou líquidos);
- Distúrbios do labirinto
- Diminuição da acuidade auditiva;
- Surdez;
- Apneia;
- Ronco;
- Desvio do septo;
- Tumores cerebrais e nasais.
Você faz parte da estatística? De acordo com a Organização Mundial da Alergia, 40% da população mundial sofre com rinite alérgica. Fatores que favorecem e potencializam essa condição são o clima seco, aumento da poluição e quedas bruscas de temperatura.
Posso frequentar o otorrinolaringologista sem indicação?
O clínico geral pode ser consultado em casos de problemas citados acima, porém o otorrinolaringologista, mesmo sem indicação, pode prescrever e orientar sobre essas questões com maior precisão no diagnóstico e tratamento.
O médico otorrinolaringologista é o mais gabaritado para compreender e determinar a presença de doenças de sua especialidade, que muitas vezes podem ser confundidas ou sintomas de algo mais relevante.
Por exemplo, uma rinite alérgica pode ser confundida com uma sinusite, resfriado ou desvio de septo. Tonturas, náuseas e zumbidos no ouvido podem ser sinais de Distúrbio do Labirinto.
Uma consulta com o otorrinolaringologista, portanto, se faz tão importante nos cuidados relativos à saúde, até para crianças, que costumam apresentar infecções frequentes nos primeiros anos de vida, com o otorrino pediatra. Pessoas com mais de 60 anos também podem ser examinadas na parte otológica, área que trata dos problemas do aparelho auditivo.
Motivos para procurar por esse especialista
Existem sinais que mostram que você precisa marcar uma consulta com um otorrinolaringologista. Abaixo separamos cinco deles:
- Vertigem: pode estar relacionada a problemas com o ouvido interno, sendo necessário um tratamento individualizado e, se for o caso, com medicações específicas para cada situação.
- Sangramento no ouvido: pode ser ocasionado por traumas ou doenças que envolvam o ouvido médio ou externo.
- Dores na face: podem ser por conta de rinossinusite (inflamação da mucosa do nariz e dos seios paranasais), neuralgia do trigêmeo (dor crônica que afeta o nervo trigêmeo do rosto) ou outras condições.
- Obstrução nasal: a forma correta de respiração é pelo nariz. Caso haja obstruções para isso, uma avaliação é necessária até para melhor qualidade de vida.
- Dor de garganta: se ela persistir por mais de 15 dias, uma consulta é indicada para averiguação.
O Centro Médico Berrini conta com a Prof. Dra. Maria de Fátima de Carvalho, otorrinolaringologista com vasta experiência profissional. Agende uma consulta agora mesmo conosco.