Quando se fala de doenças que envolvem os rins, tanto o médico nefrologista quanto o urologista poderão ajudar, mas é preciso entender que cada um atua em uma área, tratando de diferentes casos e problemas. Então quando procurar cada um?
Urologia: a especialidade cuida de doenças que envolvam os órgãos do trato urinário, que são: rins, bexiga, ureteres, próstata e órgão sexual masculino. Apesar de muitas pessoas ainda acharem que ele é um médico de homens, o urologista também pode ser procurado por mulheres quando tiverem problemas como infecção urinária, incontinência urinária, suspeita de câncer de bexiga, entre outros.
Já os homens, além dos casos citados anteriormente, devem procurar o especialista em urologia para avaliar a saúde dos órgãos reprodutores, e doenças associadas a eles, como câncer de testículos e de próstata.
Nefrologia: o médico nefrologista irá cuidar de doenças ligadas aos rins. A origem da palavra vem do grego nephros, que significa rim e logos, que significa tratado, sendo a nefrologia o estudo dos rins, seu funcionamento e enfermidades. Algumas das doenças tratadas pela especialidade são: insuficiência renal, cálculos renais, infecção urinária de repetição, entre outros. A orientação é buscar a ajuda de um nefrologista nos seguintes casos:
- Edemas e inchaços no corpo;
- Urina com espuma de cor alterada;
- Mais de três episódios de infecção urinária;
- Cálculo renal.
Entre em contato para marcar uma consulta e solucionar suas dúvidas!