O dia 11 de março é Dia Mundial do Rim criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim, é um evento anual de conscientização e prevenção de doenças renais com o objetivo de reduzir a frequência e o impacto dos problemas associados à estas doenças.
A Doença renal cronica é um problema de saúde pública no mundo. No Brasil, existem mais de 130mil pessoas em programa de dialise e acredita-se que mais de 15 milhões de pessoas apresentem alguma disfunção renal, afirma a Dra. Luciana Pereira (Nefrologista do Centro Médico Berrini) e ressalta que os principais fatores de risco são a Diabetes, Pressão Alta – Hipertensão, Obesidade e histórico familiar de Doença Renal ou Cardiovascular.
O Centro Médico Berrini possui uma equipe multidisciplinar com clínicos, cardiologistas, nefrologistas e urologistas que na semana de conscientização alerta a população, principalmente sobre a importância da Prevenção da Doença Renal, a utilização de exames simples como uma medida da pressão e exames laboratoriais podem diagnosticar uma doença que começa silenciosa e fatores que predispõem para uma doença renal crônica.
O Dr. Ricardo Maldonado (Cardiologista do Centro Médico Berrini) orienta que “prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e principalmente a realização exames preventivos são pontos chave para evitar a Doença Renal crônica.
O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e urologista do Centro Médico Berrini, o Dr. Roni Fernandes, participou no dia 26 de janeiro da gravação do programa Conexão Legislativa, da Rede Alesp. A pauta foi o Projeto de Lei 836/21 (https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000425923), de autoria do deputado estadual Ataide Teruel (Podemos), que inclui no calendário oficial do estado de São Paulo a Semana de Prevenção e Combate à Insuficiência Renal Crônica e do Paciente Transplantado.
A Dra. Luciana responde algumas preguntas mais frequentes e esclarece a principais dúvidas.