No verão, a incidência de pedra nos rins é 30% maior do que nos outros períodos do ano. Pensando nisto, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza a partir do dia 18 de janeiro, uma semana de orientação da população sobre a importância de prevenir a formação de cálculos renais.
A formação de cálculos renais (pedra nos rins) ou litíase urinária é uma condição causada pela precipitação anormal de cristais no sistema urinário. Esta precipitação pode ocorrer seja por um distúrbio metabólico renal, por uma pré-disposição genética associada a hábitos de vida e ou baixa ingestão de líquidos.
A prevalência é maior no no sexo masculino, principalmente entre 20-40anos e a taxa de recorrência é de 50% em 10anos.
O que muitos não sabem, é que a litíase renal pode danificar o rim, de forma reverssível ou irreversível, levando, até mesmo, a doença renal crônica dialítica.
Sem dúvida, o melhor é a prevenção !!! Hidratar-se bem é fundamental! Melhorar a dieta é o segundo passo! Diminuir a ingestão de sal e de produtos industrializados em que o sódio é usado como conservante. Não exagerar em proteínas animais também ajuda!
Praticar exercícios físicos regularmente e manter a forma são outras medidas que diminuem a formação de cálculos!
Em especial, no verão, as altas temperaturas requerem maiores níveis de hidratação, já que a transpiração é maior. Assim, a ingestão aumentada de água (de 2 a 3litros/dia) permanece como medida eficaz na prevenção e tratamento da litíase urinária, na medida que reduz a saturação da urina e chance de precipitação de cristais.
Mas, seriam todos os líquidos indicados na prevenção da litíase urinária ¿¿¿ A resposta é não. Ingerir muito líquido comprovadamente reduz a incidência de litíase urinária, mas o tipo de fluido pode ser importante, na medida que modifica a composição da urina e o risco de formação de cálculos.
As bebidas doces gaseificadas, tipo refrigerante (seja a base de cola ou não) estão associadas com aumento do risco em desenvolver cálculos renais.
No entanto, não existe um consenso na literatura médica de que o consumo de cafés, chás (principalmente os escuros) e as bebidas alcoólicas possam realmente aumentar ou reduzir a chance de formação de cálculos renais.
Já o suco da laranja e do limão, são ricos em citrato, substância que inibe a precipitação de cristais na urina e portanto, reduz a formação de cálculos renais.
Se você já teve cálculo renal, ou sofre com cálculos renais ou tem história familiar, procure ajuda médica. A prevenção e tratamento precoce reduz risco de sequelas renais graves.
É importante salientar, que o acompanhamento multidisciplinar, com o médico urologista , para avaliação e tratamento dos cálculos existentes e com o médico nefrologista , para investigação e prevenção de novos cálculos, se associado ao acompanhamento nutricional individualizado, aumenta as chances de sucesso do tratamento.
E não se esqueca, beba água !!!!!.
Dra. Luciana Pereira - CRM 99017
Médica Nefrologista do Centro Médico Berrini