Quais são as 5 cirurgias plásticas mais procuradas? Brasil é destaque no número de procedimentos
Cuidados com o paciente são necessários no antes, durante e no pós-operatório; mamoplastia e lipoaspiração são os tipos mais buscados no país
Você sabia que o Brasil é o líder no ranking de cirurgias plásticas em jovens? Os dados são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). E mais: em números gerais, o país só fica atrás dos Estados Unidos, segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS em inglês), com números de 2020 – em 2018 e 2019 o Brasil foi líder. México, Rússia e Índia, respectivamente, fecham o top-5 do último balanço.
Em sua última pesquisa quantitativa, a SBCP informou, em 2018, que o Brasil registrou 1 milhão e 600 mil cirurgias plásticas realizadas entre estéticas e reparadoras/reconstrutivas. Em 2023 o número de profissionais credenciados junto à SBCP é de 7.300. No mundo, somente os Estados Unidos têm mais profissionais especializados. A China aparece na terceira posição.
- Mamoplastia e lipoaspiração são as cirurgias mais realizadas no Brasil;
- As mulheres dominam com 80% do total das cirurgias;
- 60% são estéticas e 40% reparadoras e reconstrutivas.
Dados de 2016 da SBCP revelaram que dos quase 1,5 milhão de procedimentos estéticos feitos naquele ano no Brasil, 97 mil foram realizados em adolescentes com até 18 anos de idade – nos últimos anos houve um aumento de 140% no número de cirurgias nessa faixa etária. Boa parte disso é motivada por demandas sociais.
No panorama mundial e de modo geral, segundo informações da pesquisa realizada pela ISAPS, 86,3% das cirurgias plásticas realizadas são feitas por mulheres (mamoplastia lidera), enquanto os homens correspondem a 13,7% (blefaroplastia é a mais procurada).
Quais as cinco cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil?
Os dados mais atualizados da ISAPS mostram que desde 2008 até 2020 o Brasil só cresceu nos números de cirurgias plásticas estéticas:
- 2008: 459.170;
- 2014: 774.569;
- 2016: 839.288;
- 2018: 1.050.945;
- 2020: 1.306.962.
O top-5 das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil é o seguinte:
- Lipoaspiração: 231.604 (15.5%);
- Implante de silicone: 211.287 (14.1%);
- Abdominoplastia: 154.663 (10.4%);
- Blefaroplastia: 145.346 (9.7%);
- Gluteoplastia: 115.531 (7.7%).
O top-5 dos procedimentos não-cirúrgicos mais realizados no Brasil, são:
- Toxina botulínica (47.4%);
- Ácido Hialurônico (37.2%);
- Peeling químico (3.2%);
- Hidroxiapatita de cálcio (2.8%);
- Fotorejuvenescimento (2.2%);
- ·Outros (7.2%).
Entre as mulheres, ainda no Brasil, as cinco principais cirurgias mais buscadas são, na ordem: implante de silicone, lipoaspiração, blefaroplastia, abdominoplastia e mastopexia. Entre os homens, estão: ginecomastia, blefaroplastia, lipoaspiração, rinoplastia e otoplastia.
Cuidados para o sucesso do procedimento
Um fato: toda a cirurgia apresenta riscos. Todavia, eles podem ser reduzidos ao máximo durante a programação de um procedimento. A segurança é primordial. Muitas queixas de pacientes estão relacionadas ao pré-cirúrgico, etapa em que eles são pouco orientados.
Vale a ressalva também de que o paciente tem que entender que a preocupação não é somente em operar, outrossim no pós-operatório com os cuidados que são muito importantes. O planejamento tem que ser para quem opera e quem é operado.
Portanto, avaliação de riscos, preparação para a cirurgia no momento adequado do corpo e cuidados de pós-operatório são os pilares para o sucesso do procedimento.
Não busque realizar o que deseja a todo custo, de qualquer forma e em qualquer hora. Com saúde não se brinca. Procure sempre por profissionais de confiança e qualificados.
Cirurgia plástica: Lipo Lad vem numa crescente
Também denominada de Lipo de Alta definição (Lipo HD, Lipo 3D e Lipo VASER), ela é uma das técnicas mais modernas de lipoaspiração, e tem com objetivo potencializar os resultados dos seus treinos, dando um aspecto mais definido à musculatura do seu abdômen, coxa, pernas, glúteos, braços, peito, dentre outras regiões do corpo.
A técnica é indicada para pacientes atléticos, com alimentação saudável e dentro do seu peso ideal, e dependendo do biotipo do indivíduo, é possível recomendar uma Lipo Lad de alta, média ou baixa definição com o propósito de manter a aparência da região totalmente natural.
A diferença entre a lipoaspiração tradicional e a Lipo Lad, é que a primeira remove as células adiposas profundas, enquanto que a segunda retira as gorduras de camadas mais superficiais, o que faz com que se tenha um aspecto mais tonificado da musculatura.
Você já fez alguma cirurgia plástica? Pensa em fazer? Se ainda não tem um profissional adequado para isso, agende uma consulta com um de nossos especialistas!