Desde 1991, o dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, sendo escolhido pela Federação Internacional do Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde para conscientizar a população mundial sobre a importância da prevenção e educação nos cuidados de pacientes acometidos pela doença.
O diabetes é uma doença crônica, tendo dois tipos mais comuns (tipo 1 e 2) e caracteriza-se pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. A forma mais prevalente é o tipo 2 (mais de 80% dos casos), que pode ser prevenida pela adoção de um estilo de vida saudável, uma vez que está relacionado ao sedentarismo e à obesidade. Uma perda de 5-10% do peso corporal, atividade física leve como caminhar 30minutos 5 vezes por semana ou até introdução de medicamentos em casos elegíveis podem prevenir a doença. Qualquer um dos tipos quando não adequadamente tratado, pode levar a múltiplas complicações (perda visual, falência dos rins, doença cardiovascular, amputação de membros, etc).
O diabetes acomete uma população mundial de mais de 430 milhões de pessoas e se medidas não forem ampla e rapidamente implantadas, a estimativa é que até 2030, uma em cada 10 pessoas apresentará a doença.
Sintomas como a sede e fome excessiva, visão turva, perda rápida de peso, aumento da vontade de urinar e fadiga, servem de alerta para um possível diagnóstico, mas a doença pode ser silenciosa. E por isso, acredita-se que quase metade dos diabéticos desconheçam serem portadores da doença.
O diagnóstico é feito com um simples exame de sangue e é recomendado para todas as pessoas que apresentem sintomas ou fatores de risco associados (sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, hipertensos, familiares com diabetes, antecedente de diabetes gestacional).
Neste ano, o tema da campanha é a família. O envolvimento familiar de quem recebeu o diagnóstico de diabetes, independente da idade, é necessário e eficaz em motivar a aderência a um tratamento com maiores chances de um melhor controle, garantindo mais qualidade de vida e menor frequência de complicações.
Esperamos que seja mais um dia de ampla divulgação e muito engajamento de toda sociedade na luta contra o diabetes.
Dra. Juliana D. M. Giannella
Endocrinologista
Centro Médico Berrini
Clínica Médica - Zona Sul de São Paulo