Com o calor, hábitos como ficar com as roupas de banho úmidas, além andar descalço em locais que sempre estão molhados podem favorecer o aparecimento da micose de pele. A micose é uma infecção causada por fungos capaz de atingir a pele, as unhas e o couro cabeludo. Causada por fungos, a micose tem como sintomas coceira, manchas brancas, deformações nas unhas e rachaduras entre os dedos.
Os principais tipos de micose são: pitiríase versicolor, comum em pacientes com pele oleosa que frequentam piscina e praia; tinea inguinal, que ocorre nas partes do corpo que ficam úmidas por muitas horas; candidíase, capaz de atingir pele, unha e mucosas; e onicomicose, que acomete principalmente as unhas dos pés.
Para evitar as micoses, é necessário entender que ela é transmissível de uma pessoa para a outra por contato. Ou seja, se um paciente tiver contato com o chão, água, e objetos, pode desenvolver um quadro de micose. Além disso, quanto maior o calor e a umidade, maior a possibilidade de ter micose.
É possível prevenir um quadro de micose com as seguintes ações:
- Usar chinelos sempre que tomar banho em academias e clubes;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas e chinelos;
- Enxugar a pele muito bem após o banho, principalmente entre os dedos;
- Evitar sapatos e meias que acumulem suor nos pés;
- Levar seus próprios instrumentos quando for fazer as unhas no salão;
Possui dúvidas sobre micose? Entre em contato para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta!
(11) 2117-0100