Você provavelmente já ouviu falar em um exame chamado Holter de 24 horas. Mas você sabe para que ele serve e como funciona? O exame Holter é um eletrocardiograma que dura mais tempo, sendo que o mínimo é 24 horas. Ele costuma ser solicitado quando o paciente tem sintomas (como palpitações, falta de ar, e tonturas) que podem estar associados a alterações cardíacas.
O exame é considerado não invasivo e nele um pequeno monitor é acoplado à cintura do paciente, depois fios e eletrodos são colocados na região torácica para fazer a monitoração de uma possível arritmia durante um dia. Com o exame será possível, além de detectar o descompasso do coração, calcular a variação da frequência cardíaca, seja em repouso, durante o sono, trabalhando, fazendo exercícios físicos, etc.
O Holter irá medir a frequência cardíaca média, máxima e mínima a cada hora, e essas informações serão gravadas pelo aparelho. No dia do exame o paciente pode realizar todas as suas atividades normalmente, exceto tomar banho. O responsável pelo exame também irá orientar o paciente a anotar em um diário os sintomas que teve ao longo do dia, e qualquer alteração como palpitações, tontura, dor no peito, entre outras.
Após as 24 horas, o paciente deve retornar ao local que colocou o aparelho para que este seja retirado. Um cardiologista irá analisar os dados gerados pelo aparelho. A frequência cardíaca considerada normal é entre 60 a 100 bpm (batimentos por minuto). Se houver alteração nestes valores, o médico poderá solicitar, inclusive, novos exames para chegar a um diagnóstico conclusivo, e depois poder iniciar o tratamento específico para cada caso.
Possui dúvidas sobre o exame? Entre em contato para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta!
(11) 2117-0100