Artigos

CONSULTAS - Segunda a sexta - Das 8:00 às 19:00h   |   EXAMES - Segunda a sexta - Das 8:00 às 19:00h;   Sábado - Das 8:00 às 12:00h

Acompanhe as dicas e orientações de nossa
equipe médica para manter a sua saúde em alta!

Artigos

No verão, a incidência de pedra nos rins é 30% maior do que nos outros períodos do ano. Pensando nisto, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza a partir do dia 18 de janeiro, uma semana de orientação da população sobre a importância de prevenir a formação de cálculos renais.

cuide bem dos seus rins beba agua

A formação de cálculos renais (pedra nos rins) ou litíase urinária é uma condição causada pela precipitação anormal de cristais no sistema urinário. Esta precipitação pode ocorrer seja por um distúrbio metabólico renal, por uma pré-disposição genética associada a hábitos de vida e ou baixa ingestão de líquidos.

A prevalência é maior no no sexo masculino, principalmente entre 20-40anos e a taxa de recorrência é de 50% em 10anos.

 O que muitos não sabem, é que a litíase renal pode danificar o rim,  de forma reverssível  ou irreversível, levando, até mesmo, a doença renal crônica  dialítica.

Sem dúvida, o melhor é a prevenção !!! Hidratar-se bem é fundamental! Melhorar a dieta é o segundo passo! Diminuir a ingestão de sal e de produtos industrializados em que o sódio é usado como conservante. Não exagerar em proteínas animais também ajuda!

Praticar exercícios físicos regularmente e manter a forma são outras medidas que diminuem a formação de cálculos!

Em especial, no verão, as altas temperaturas requerem maiores níveis de hidratação, já que a transpiração é maior. Assim, a ingestão aumentada de água (de 2 a 3litros/dia) permanece como medida eficaz na prevenção e tratamento da litíase urinária, na medida que reduz a saturação da urina e chance de precipitação de cristais.

Mas, seriam todos os líquidos indicados na prevenção da litíase urinária ¿¿¿ A resposta é não. Ingerir muito líquido comprovadamente reduz a incidência de litíase urinária, mas o tipo de fluido pode ser importante, na medida que modifica a composição da urina e o risco de formação de cálculos.

As bebidas doces gaseificadas, tipo refrigerante (seja a base de cola ou não) estão associadas com aumento do risco em desenvolver cálculos renais.

No entanto, não existe um consenso na literatura médica de que o consumo de cafés, chás (principalmente os escuros) e as bebidas alcoólicas possam realmente aumentar ou reduzir a chance de formação de cálculos renais.

Já  o suco da laranja e do limão, são ricos em citrato, substância que inibe a precipitação de cristais na urina e portanto, reduz a formação de cálculos renais.

Se você já teve cálculo renal, ou sofre com cálculos renais ou tem história familiar, procure ajuda médica. A prevenção e tratamento precoce reduz risco de sequelas renais graves.

É importante salientar, que o acompanhamento multidisciplinar, com o médico urologista , para avaliação e tratamento dos cálculos existentes e com o médico nefrologista , para investigação e prevenção de novos cálculos, se associado ao acompanhamento nutricional individualizado, aumenta as chances de sucesso do tratamento.

E não se esqueca, beba água !!!!!.

Dra. Luciana Pereira  - CRM 99017
Médica Nefrologista do Centro Médico Berrini

Centro Médico Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo - SP
CEP: 04571-180

Cliente do Centro Médico Berrini tem desconto de até 100% ( pacientes particulares ) no estacionamento Free Stop do nº 63  de nossa rua ,após a clínica!!

Clique aqui para visualizar o mapa

Horário de funcionamento

Consultas
Segunda a sexta - Das 8:00 as 18:30h 

Exames
Segunda a sexta - Das 8:00 as 18:00h
Sabado - Das 8:00 as 12:00h

 
 
 

Agendamento p/ WhatsApp

Contamos com o WhatsApp para facilitar o agendamento.

(11) 94751-1726

(11) 94723-3408

(11) 94724-1789

(11) 95287-2223