Fazer os exames de rotina, conhecidos como check-up, precisa ser algo normal para as mulheres acima dos 18 anos. Desde os gerais, como hemograma, colesterol, urina e ergométrico, até os exclusivos como, por exemplo, o papanicolau e o ultrassom pélvico, que são recomendados ao menos uma vez por ano. Além destes, a mamografia e o autoexame da mama são essenciais para que a mulher possa notar a possibilidade de um nódulo na região.
Pensando em uma forma de conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, foi criada a campanha chamada de Outubro Rosa, que ocorre em todo o mês 10 de cada ano. O objetivo central é incentivar a prevenção e a descoberta do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero.
O autoexame pode ser feito todo mês, logo após a menstruação. Se a mulher apalpar os seios e notar nódulos ou se houver secreção nos mamilos, a orientação é procurar um médico mastologista imediatamente. Caso sinta tudo normal, é recomendado fazer a mamografia anualmente, principalmente se algum membro da família tiver câncer de mama.
O Outubro Rosa começou no início dos anos 90, em Nova Iorque, e chegou ao Brasil após dez anos. Hoje, as campanhas de conscientização do câncer de mama são instituídas por lei federal.
Possui dúvidas? Entre em contato para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta!