Fazer exames preventivos, também conhecidos como check-up, é de suma importância para qualquer pessoa. Eles são os maiores aliados para que complicações no corpo possam ser descobertas ainda no estado inicial, pois dores são um sinal de que o problema já está mais avançado.
Com o coração é o mesmo pensamento. Um dos órgãos mais importante do corpo, é ele quem envia o sangue para todas as outras regiões, dos pés à cabeça, levando nutrientes e oxigênio.
Existem três tipos de exames para saber como está a saúde do coração. Os laboratoriais (de rotina), os testes não invasivos e os invasivos. Os primeiros são os mais básicos e não precisam de um cardiologista, médico especialista em coração, para serem feitos. Os mais famosos são os exames para descobrir o valor do colesterol, da diabetes e do triglicérides.
Os testes não invasivos são realizados sem agulhas, instrumentos ou fluídos no paciente, ou seja, não oferecem nenhum risco. Os principais do coração são: ecocardiograma, teste ergométrico, tomografia, ressonância magnética, angiografia, eletrocardiograma, radiografia do tórax e holter.
Já os procedimentos invasivos são feitos com a introdução de algo no paciente, seja uma simples agulha ou um cateter introduzido na veia. Os principais testes para o coração são: ecografia, cintilografia e cateterismo.
Possui dúvidas? Entre em contato para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta!