Já estamos em outubro: mês que salienta a importância das mulheres se prevenirem e terem o diagnóstico precoce do câncer de mama. E um dos exames mais importantes para se fazer em relação ao diagnóstico da doença é a mamografia.
A mamografia é o exame que detecta o câncer de mama. Feito com um aparelho de raio-x chamado de mamógrafo, ele é capaz de detectar lesões benignas e cânceres. Segundo um estudo sueco, a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes por câncer de mama.
O exame é rápido e não invasivo: as duas placas do mamógrafo irão pressionar os seios por alguns segundos, registrando as imagens em uma chapa. Também não é necessário nenhum preparo especial para a realização da mamografia.
Após o resultado, o exame deverá ser levado ao mastologista, ou ao ginecologista para que este possa fazer a análise correta, observando se há a presença de nódulos ou outras alterações.
O exame de mamografia costuma ser pedido anualmente, a partir dos 40 anos da mulher. Porém o médico poderá pedi-lo a qualquer momento, caso suspeite que haja algum sinal que possa vir a ser um câncer de mama.
Para mais informações, entre em contato para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta!
(11) 2117-0100