Política de cobrança de honorários médicos - leia mais.
Caros pacientes ,
A fim de esclarecer eventuais dúvidas , a diretoria clínica do Centro Médico Berrini elaborou o que considera dentro de nossa política de cobrança de honorários médicos, a chamada CONSULTA DE RETORNO PARA PACIENTES COM PLANOS DE SAÚDE.
Partimos do princípio que , qualquer ato médico , seja ele uma consulta médica acompanhada de anamnese , exame físico e análise de exames de diagnóstico , até a emissão de um atestado médico , uma receita ou mesmo um pedido de exame , cuja solicitação ou emissão é de inteira responsabilidade do médico atendente , será PASSIVA DE COBRANÇA DE HONORÁRIOS MÉDICOS a menos que o profissional envolvido abdique de seu direito.
Consultas de retorno: Algumas situações serão consideradas como consultas de retorno e assim isentas de cobrança de honorários médicos :
- Em uma situação na qual o especialista , diante do quadro clínico apresentado , sentir a necessidade de nova avaliação médica , deverá , em comum acordo com o paciente , agendar a consulta de retorno durante a primeira consulta . São exemplos de consulta de retorno - Um quadro de asma em atividade , uma pneumonia em tratamento , uma avaliação pós operatória , pré natal complicado etc .
- Qualquer outra situação de acompanhamento clínico que não envolva urgência médica tais como avaliações de rotina , análise de exames de situações consideradas como não urgentes , são consideradas como novas consultas e passivas de cobrança de honorários médicos.
Assim sendo , o Centro Médico Berrini obedecerá as normas contratuais que possui com cada convênio ou seguro médico para os quais tem a honra de prestar atendimento a fim de proteger o direito de seus profissionais médicos , aplicando o intervalo de tempo mínimo entre consultas para que o profissional médico especialista possa exercer seu direito de ser devidamente remunerado pelo seu trabalho.
Temos ciência de que muitos contratos que regem a tão delicada e complexa relação médico x pacientes x planos de saúde , impõem um valor de co-participação para os gastos com saúde a fim de conter desperdícios que , em nossa opinião , apesar de válidos invariavelmente prejudicam a relação médico - paciente principalmente no quesito discutido acima.
Esperamos contar com a compreensão e apoio de nossos pacientes para que , assim acordado , possamos seguir com o atendimento clínico-cirúrgico obedecendo aos preceitos de ética , respeito e qualidade que o Centro Médico Berrini mantém ha 30 anos.
Obrigado
Dr. Ricardo A. Maldonado
Diretor Clínico