Notícias

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipi
scing elit. Phasellus accumsan eros elit

Notícias

A partir de 2015, se configura uma nova era para a Hepatite C, no Brasil e no Mundo, tornando doença curável para a grande maioria dos pacientes. Você que tem 40 anos ou mais, fez cirurgia ou recebeu transfusão de sangue antes de 1993 ou eventualmente alguma situação de risco para hepatite C, faça o exame de sangue, fique sabendo !

Dra. Silvia Julian - Médica infectologista do Centro Médico Berrini.

De acordo com a OMS (Organizacão Mundial da Saúde) existem mais de 185 milhões de pessoas infectadas pelo vírus C da Hepatite no mundo. No Brasil, estima-se que existam, no Brasil, entre 1,4 e 1,7 milhão de portadores de hepatite C. A aquisição se faz por meio de contato com sangue, uso de drogas injetáveis, hemodiálise, transfusão de sangue e hemoderivados e outros procedimentos invasivos, comum o uso de injeções com agulhas e seringas reaproveitadas, particularmente até o início dos anos 90, quando nesta época não havia exame que permitisse dia infectologista do Centro Médico Berriniagnosticar o portador do HCV.

Atualmente, as pessoas que usam drogas, injetáveis ou inaláveis são de grande risco para aquisição do vírus, mas tem sido descrito após procedimentos estéticos (como manicure e pedicure); em piercings e tatuagens, mais raramente em relações sexuais desprotegidas. O vírus é um agente que raramente causa infecção aguda sintomática. A importância é que o vírus tem potencial de causar hepatite crônica em 80 % dos individuos, com risco de evolução a Cirrose e Câncer de fígado. Até 2015 o tratamento da hepatite C, consistia num esquema duplo de medicações : uso de injeções de Peg Interferon e comprimidos de Ribavirina, com muitos efeitos colaterais, tratamento sofrido para o paciente pela baixa tolerância, e cerca de 50 % apenas de sucesso. Mas, com a aquisição dos novos medicamentos pelo Ministério da Saúde, no final de 2015, os chamados DAAs- antivirais de ação direta, o tratamento se tornou mais efetivo, fala-se em cura (90-95%), duração menor de tratamento, boa tolerância, retirado nas farmácias de alto custo do SUS.

Centro Médico Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo - SP
CEP: 04571-180

Clique aqui para visualizar o mapa

Horário de funcionamento

Consultas / Exames
Segunda a sexta - Das 8:00 as 20:00h

Fale Conosco