Artigos

Acompanhe as dicas e orientações de nossa
equipe médica para manter a sua saúde em alta!

Artigos

 

É impossível não atribuir a palavra verão à estação mais desejada entre os brasileiros. Afinal, é no período entre dezembro e março que as praias se encontram mais lotadas, os clubes estão cheios de banhistas e a maioria das pessoas quer aproveitar os dias ao ar livre.

Porém, como qualquer outra estação do ano, o verão requer uma série de cuidados, sobretudo para quem está exposto às suas altas temperaturas. O calor da estação pode causar uma série de agravantes na saúde dos mais descuidados, sendo desidratação e queimadura de sol as mais comuns. Por isso a importância de beber água regularmente e manter uma alimentação saudável durante o período. Principalmente nos dias de maior exposição ao sol.

Cuidar da saúde nesse período propicia mais qualidade de vida e, sobretudo, contribui para que o verão seja uma época positivamente inesquecível. Por isso, listamos alguns dos cuidados que devem ser tomados nos três meses mais quentes do ano. Confira.

Hidratação

Beber água regularmente é imprescindível para evitar a desidratação. Quem apresenta um quadro de desidratação geralmente costuma sentir fortes dores de cabeça, fraqueza, ânsia de vômito e falta de apetite. 

Isso se deve às altas temperaturas que, por sua vez, causam o excesso de transpiração e eliminação de líquidos corporais. Se não houver reposição imediata, a pessoa tende a manifestar mal-estar. E isso pode ser bastante comum, principalmente entre crianças e idosos que se esquecem de beber água, entre outras bebidas de forma regular.

É de suma importância que a pessoa tome cerca de 2 litros de água diariamente. O mesmo é válido para sucos e outras bebidas naturais. Já as bebidas alcóolicas tendem a acelerar o processo de desidratação. Portanto, todo cuidado é pouco durante o seu consumo.

Cuidado com o sol

Essa talvez seja a precaução mais difundida nessa época do ano. Afinal, a incidência de raios ultravioletas (UV) pode causar sérias queimaduras de sol e, fatalmente, o temido câncer de pele.  Principalmente para quem fica exposto ao sol durante longos períodos e sem qualquer tipo de proteção.

A utilização de protetores solares é essencial para evitar esses tipos de problemas. Inclusive o fator de proteção solar deve ser considerado para pessoas que tendem a ficar mais queimadas. Ou seja, quanto menos melanina a pessoa possuir, mais serão os efeitos do sol sobre essa epiderme. Por isso quem tem a pele mais clara devem redobrar a atenção quanto à exposição solar e o uso de protetores.

Outra dica para evitar queimadura de sol, independentemente do uso de protetores, é o horário. A emissão de raios ultravioletas se dá mais entre as dez horas da manhã e as três horas da tarde. Proteger-se, ou simplesmente evitar a exposição durante essas horas, contribui significativamente para a saúde da pele.

Alimentação saudável

O verão também é sinônimo, muitas vezes, de má alimentação, já que a rotina nos dias de férias é menor. Não é por menos que a alimentação pode deixar a desejar durante esse período. Porém, em dias de calor excessivo, uma dieta pouco regrada pode causar sérias consequências ao organismo.

A alimentação saudável recomendada para o verão consiste na ingestão de comidas mais leves, que são fáceis de serem digeridas. A dieta deve priorizar frutas e legumes. Carnes em geral e ovos podem ser consumidos, desde que sejam bem cozidos. Quando o assunto são as bebidas, a preferência deve ser feita para sucos naturais em vez de refrigerantes.

Já os alimentos mais gordurosos devem ser cortados da dieta, já que dificultam a digestão, sobretudo nos períodos mais quentes do ano.

Uso de cremes hidratantes

A fim de evitar ressecamento da pele, a dica é utilizar cremes hidratantes. Eles são essenciais para tonificação da pele, principalmente quando a mesma for exposta ao sal do mar ou ao cloro da piscina por longas horas.

A aplicação de tais cosméticos deve ser realizada após um banho de água fria ou morna. Ao despertar e antes de dormir, a aplicação do creme hidratante deve ser reforçada. Opte pelos hidratantes que contenham vitamina C em sua fórmula.

Arejando o ambiente

Muitas pessoas não sabem, mas as doenças respiratórias também se propagam durante a estação mais quente do ano. Por isso a importância de manter os ambientes abertos, propícios para entrada e renovação do ar. 

Com o aumento da temperatura, os locais se tornarão mais abafados. Por causa disso, as mucosas podem ressecar, causando severas infecções e crises respiratórias. Abrir janelas é muito importante para evitar esse problema, independentemente se o local tiver ar condicionado. De tempos em tempos esse ar deve ser renovado.

Recomenda-se que a abertura de janelas seja realizada no começo do dia, para que nas horas de maior calor, o ar condicionado seja ligado. A renovação do ar deve ser feita com até 15 minutos de janelas abertas.

Centro Médico Berrini
Clínica Médica - Zona Sul de São Paulo

Centro Médico Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo - SP
CEP: 04571-180

Clique aqui para visualizar o mapa

Horário de funcionamento

Consultas
Segunda a sexta - Das 8:00 as 20:00h

Exames
Segunda a sexta - Das 8:00 as 18:00h
Sabado - Das 8:00 as 12:00h

Novidade!

Agora temos convênio com estacionamento no nº 63 de nossa rua!!