Artigos

Acompanhe as dicas e orientações de nossa
equipe médica para manter a sua saúde em alta!

Artigos

Você já deve ter se perguntado sobre as atribuições de um cirurgião vascular. Afinal, qual a diferença entre essa especialidade e a de um angiologista? Ainda que ambas busquem a recuperação do paciente acometido por problemas vasculares, os métodos de identificação e tratamento são diferentes.

O cirurgião vascular é o médico especializado em realizar o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas aos vasos sanguíneos. A distinção entre esse profissional e um angiologista está justamente na forma de recuperação da patologia.

Enquanto o cirurgião preconiza intervenções vasculares, o angiologista se utiliza de métodos mais conservadores para tratar tromboses, varizes e arterioscleroses. O profissional dedicado a essa especialidade médica se baseia profundamente em estudos minuciosos do paciente, e o respectivo grau de comprometimento patológico. Para esse caso, a reabilitação e a prevenção de enfermidades vasculares se dá por meio de medicamentos, atividades físicas e incentivo à mudança de hábitos.

Já o cirurgião vascular se baseia em tratamentos mais invasivos para as mesmas patologias. Comumente esse médico realiza procedimentos de incisão por dentro das veias, englobando tratamentos para doenças arteriais, dos vasos linfáticos e veias. Essa especialidade também contribui para a realização de procedimentos que vão além da área vascular, tal como na hemodiálise para pacientes com insuficiência renal crônica.

Ou seja, a grosso modo, o cirurgião vascular é o especialista responsável por tratar enfermidades que a angiologia não permite. Isso se deve, sobretudo, aos métodos mais categóricos de tratamento, baseado nas intervenções cirúrgicas. Quando o tratamento da doença não surtir efeito com métodos mais clínicos e conservadores, o cirurgião vascular deve ser procurado.

Importância do cirurgião vascular

O transporte do oxigênio pelo sangue sé dá por meio das veias e artérias. Se por algum acaso elas estiverem comprometidas, todo o funcionamento do corpo será drasticamente afetado. Obstruções dessas vias que levam sangue ao coração, em muitos casos podem ser mortais. 

Caberá ao cirurgião vascular realizar a retomada do transporte sanguíneo que deve ser restabelecido, por meio de intervenções. Dentre os problemas que mais precisam de cirurgia vascular, destacam-se as oclusões arteriais, aneurismas, cirurgia de varizes e anastomoses para traumas vasculares.

Geralmente os sintomas de pacientes que buscam pela ajuda médica desse profissional não se limitam apenas a dor e inchaço nos membros. De forma geral o incômodo se prolonga por meio de formigamentos, dificuldade para andar, etc. Porém, diferentemente do nome, esse especialista não realiza apenas cirurgia vascular. O profissional pode muito bem atender pacientes que não necessitam de operação. Caberá a ele a indicação do melhor tipo de tratamento à base de medicamentos e, até mesmo, da atividade física.

Partindo do relato do paciente, caberá ao profissional indicar uma série de exames para a identificação específica das doenças.

A ultrassonografia com doppler colorido para mensurar a velocidade do fluxo sanguíneo é capaz de diagnosticar doenças arteriais e venosas. A angiorressonância para pacientes com função renal comprometida é fundamental para a identificação de doenças circulatórias intracranianas.

Já a captação tridimensional de todo sistema circulatório do corpo se dá por meio da angiotomografia. Por fim a angiografia, exame invasivo feito por meio de um cateter, permite a captação de imagens em tempo real. Esse exame, por sua vez, vem sendo realizado mais em situações cirúrgicas do que no diagnóstico de doenças.

Outra vantagem dessa especialidade é a realização de qualquer tipo de cirurgia vascular. Somente esse médico poderá ser capaz de praticar a intervenção mais adequada para cada caso. Desde pequenos procedimentos endovasculares – que são minimamente invasivos – até operações de alta complexidade tal como a cirurgia para correção de grandes aneurismas.

Centro Médico Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo - SP
CEP: 04571-180

Clique aqui para visualizar o mapa

Horário de funcionamento

Consultas
Segunda a sexta - Das 8:00 as 20:00h

Exames
Segunda a sexta - Das 8:00 as 18:00h
Sabado - Das 8:00 as 12:00h

Novidade!

Agora temos convênio com estacionamento no nº 63 de nossa rua!!