Artigos

Acompanhe as dicas e orientações de nossa
equipe médica para manter a sua saúde em alta!

Artigos

O novembro azul é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata. O movimento mundial relembra a importância dos homens fazerem a prevenção e terem o diagnóstico precoce do câncer de próstata que, no Brasil, é o segundo câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

A próstata, que é uma glândula localizada logo abaixo da bexiga, é a responsável por fabricar o líquido prostático. É ela que será examinada para que o paciente possa saber se possui, ou não, um câncer de próstata. Quando o homem tiver as seguintes alterações, é preciso ficar ainda mais atento:

- Vontade de urinar constante;

- Vontade urgente de ir ao banheiro;

- Dificuldade para começar a urinar;

- Urina com jato fraco, ou gotejamento;

- Sensação que a bexiga não está completamente vazia, mesmo depois de urinar;

O câncer de próstata irá acontecer quando houver um crescimento descontrolado de células, causando tumores que podem ser benignos, ou malignos (câncer). O diagnóstico é feito através do exame de PSA (antígenos específicos da próstata), que irá avaliar possíveis alterações da próstata no sangue; e do exame de toque retal, que irá analisar tamanho, textura e forma da próstata. Se houver alteração nesses dois exames, o médico irá pedir uma biópsia da próstata para comprovar se há, ou não, um câncer.

O tratamento do câncer de próstata pode ser feito de várias maneiras, sendo a mais comum a associação da cirurgia com radioterapia e tratamento hormonal. Em alguns casos é necessário apenas observação para que o caso não evolua. É importante ressaltar que a escolha do melhor tratamento é feita baseada em cada caso, individualmente, ao serem analisados os benefícios, os riscos, e os melhores resultados para cada paciente, de acordo com as condições clínicas e com o estágio da doença.

Para mais informações, entre em contato para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta!  
(11) 2117-0100

Centro Médico Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo - SP
CEP: 04571-180

Clique aqui para visualizar o mapa

Horário de funcionamento

Consultas
Segunda a sexta - Das 8:00 as 20:00h

Exames
Segunda a sexta - Das 8:00 as 18:00h
Sabado - Das 8:00 as 12:00h

Novidade!

Agora temos convênio com estacionamento no nº 63 de nossa rua!!