Artigos

Acompanhe as dicas e orientações de nossa
equipe médica para manter a sua saúde em alta!

Artigos

O endométrio é o tecido que reveste o interior do útero. É no endométrio que acontece a implantação do embrião, ocorrendo a gravidez. Quando não há fecundação, há descamação do tecido do endométrio gerando a menstruação. A endometriose se caracteriza pela presença do endométrio fora da cavidade uterina.

Quando uma mulher apresenta endometriose, o tecido do endométrio pode crescer em órgãos como trompas, ovários, intestino e bexiga, sendo que a paciente pode apresentar sintomas como dores no período menstrual, infertilidade, cólicas antes da menstruação, fadiga, diarreia e dores durantes as relações sexuais.

O diagnóstico da endometriose é feito por um médico ginecologista que irá perguntar sobre os sintomas e histórico, realizará exame pélvico e solicitará exames de imagem como o ultrassom e a ressonância magnética.

Já o tratamento é feito com medicamentos anticoncepcionais (em pílulas, injetáveis, ou DIU) – o objetivo é gerar um estado de pseudo-gravidez a partir dos hormônios, fazendo com que a mulher não menstrue, diminuindo assim os sintomas da doença. Como o anticoncepcional não elimina os focos ou as aderências da endometriose, muitas vezes é necessário fazer cirurgia para retirar as áreas afetadas, ou nos casos mais extremos, histerectomia com retirada dos dois ovários.

É importante ressaltar que, para o tratamento, questões como a idade da paciente, a gravidade dos sintomas, a gravidade da doença, e se a mulher deseja ou não ter filhos são levadas em conta.

Para mais informações, entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!

Centro Médico Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo - SP
CEP: 04571-180

Clique aqui para visualizar o mapa

Horário de funcionamento

Consultas
Segunda a sexta - Das 8:00 as 20:00h

Exames
Segunda a sexta - Das 8:00 as 18:00h
Sabado - Das 8:00 as 12:00h

Novidade!

Agora temos convênio com estacionamento no nº 63 de nossa rua!!