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dicas para uma boa alimentacao no verao

Quando a estação mais quente do ano chega, o verão, alguns cuidados e atenções devem ser tomados. Entre eles, em especial, com a alimentação. Muitos dizem sobre como devemos cuidar do nosso corpo internamente e a alimentação saudável está diretamente ligada a isso, pois, mesmo sem percebermos, é um dos fatores que trazem bem-estar e saúde ao organismo.

Por isso, o verão merece um cardápio especial, que pode ser elaborado com a ajuda de um nutricionista, pois é nesta estação do ano que – devido ao calor – precisamos de mais hidratação, vitaminas e minerais. Enquanto isso, algumas dicas podem ser seguidas.

Hidrate-se

Em um primeiro momento, é necessário beber água e outros líquidos. Aumentar o consumo de água é importante, pois durante os dias quentes a nossa transpiração aumenta e o nosso organismo perde nutrientes e minerais importantes para o equilíbrio e funcionamento do corpo.

Beber água estimula o corpo a trabalhar os rins, além de ativar a circulação e, consequentemente, ajuda a eliminar as toxinas no organismo. O recomendado é consumir de dois a três litros, divididos ao longo do dia. Esses líquidos podem ser ingeridos de várias formas, como chás, água de coco, sucos de frutas e água.

Alimentos ricos em betacaroteno

Outra dica importante é ingerir alimentos que são ricos em betacaroteno como cenoura e abóbora, que são convertidos em vitamina A e agem como um antioxidante para auxiliar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres, hormônios responsáveis pelo envelhecimento.

Evite alimentos gordurosos e industrializados

Continuando com a alimentação saudável, é importante sempre fazer trocas benéficas para saúde ao pensar no cardápio. Os alimentos gordurosos, como frituras podem ser trocadas por gorduras boas que são facilmente encontradas em alimentos como coco, abacate, ovos, oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins). Se você consome refrigerantes e sucos industrializados, também pode trocar por opções mais saudáveis como suco de frutas.

Consuma pouco sal

Vilão do corpo humano, o consumo de sal também deve ser controlado e, até mesmo, diminuído ao mínimo possível. É sabido que o consumo de sódio é o que causa retenção de líquidos e aumentam os níveis da pressão arterial. O recomendado é que a quantidade de sal seja de, no máximo, cinco gramas por dia para uma alimentação saudável. É importante lembrar que alimentos industrializados, embutidos e em conservas são repletos de sódio e devem ser evitados.

Consuma alimentos in natura

Consumir os alimentos em sua forma natural faz também com que a absorção dos nutrientes desses alimentos seja obtida de maneira mais eficaz. Aposte em frutas, legumes e verduras. Além desse benefício, consumir os alimentos de maneira natural também pode ser mais refrescante para os dias com alta temperatura.

Consuma carboidratos de baixo índice glicêmico

Quando o assunto for carboidratos, a melhor opção são os de baixo índice glicêmico, como os integrais, batata doce e mandioca, que fornecem energia e nutrientes melhores do que os encontrados em carboidratos simples, feitos com farinha branca, como pães e torradas. Esses alimentos trazem mais disposição. Um nutricionista é o profissional certo para ensinar a fazer essas adaptações da melhor forma.

Reduza o consumo de bebidas alcoolicas

Um alerta especial para o consumo de álcool: no calor beber uma cerveja gelada pode ser muito prazeroso. Porém, o ideal é evitar o consumo diário de bebidas alcoolicas. É comprovado que o álcool atrapalha a hidratação do corpo e o funcionamento dos rins, acabando por impedir que as toxinas sejam eliminadas facilmente. O melhor, portanto, é beber água para manter o organismo trabalhando a favor do bem-estar do corpo.

Por fim e não menos importante, como parte de uma alimentação saudável desenvolvida junto com o nutricionista, é importante lembrar que o processo de digestão começa na boca. Mastigar bem os alimentos, além de fazer com que você saboreie melhor a comida, ajuda na boa digestão e faz com que você não sinta a sensação de “estar cheio” e não satisfeito.

O verão é a época do ano em que também é essencial cuidar da saúde, começando pela alimentação, para assim poder aproveitar os momentos com bastante vigor.

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