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As festividades de fim de ano são sinônimo de confraternização entre família, amigos e colegas de trabalho, mas também podem representar excessos. Seja no que diz respeito à má alimentação, no consumo elevado de bebidas alcoólicas e até mesmo na privação de sono. Afinal, em muitas ocasiões, os encontros perduram por horas e dormir pode ser impensável dependendo do entusiasmo dos presentes.

Todos esses exageros, associados ao aumento da temperatura frequente nesse período, podem contribuir significativamente para o mal-estar. O que inclui transpiração excessiva, vômito e diarreia causados, sobretudo, por alimentos em ambientes impróprios para a conservação. 

A desidratação também é um fator preponderante durante as festas de fim de ano, principalmente quando há exposição excessiva ao sol e baixo consumo de água. 

Em virtude disso é imprescindível zelar pela saúde, até para aproveitar melhor o período. O cuidado também deve ser especial para crianças e idosos, sobretudo no que concerne à alimentação saudável e a ingestão de líquidos frequentemente. 

Conheça a seguir, algumas soluções para evitar problemas de saúde no final de ano.

Hidratação

O aumento da temperatura do forte verão brasileiro causa a perda de líquidos com mais frequência. Essa eliminação de água e minerais, se não for reposto, pode causar mal-estar. Em casos mais graves, a pessoa precisa ser internada no hospital. 

Por isso beber água e líquidos como sucos naturais com frequência, além de ter uma alimentação saudável nesse período é de extrema importância. Atividades físicas praticadas no fim da tarde também ajudam a prevenir a desidratação, isso porque a temperatura ambiente já está mais baixa. O uso de roupas leves também é necessário.

Como salientado, os cuidados devem ser reforçados junto a idosos e crianças, principais vítimas da desidratação. Beber água com regularidade é fundamental para evitar problemas. Deve-se ter em consideração também a quantidade diária de líquido expelido por um adulto: cerca de 2,5 litros que são eliminados, principalmente, via transpiração e urina.

Por isso, além da água, outras bebidas também são fundamentais para reposição de líquidos. A água de coco, por exemplo, é um recurso essencial para quem deseja evitar a desidratação. Ela é capaz de repor importantes minerais ao organismo humano, além de saciar a sede. Se não bastasse tudo isso, ela é composta por valores nutricionais que se equiparam ao do soro fisiológico. Tanto é verdade que ela é importante para o restabelecimento de uma pessoa que já se encontra em estado de desidratação.

Alimentação

O calor fustigante de dezembro e janeiro é predominantemente nocivo à conservação de alimentos. Ou seja, a comida mal preservada tende a estragar com mais facilidade durante esse período. Portanto, certifique-se de que o alimento não passe longas horas exposto em locais quentes e não refrigerados. Sobretudo no que se refere a carnes suínas, tão presente nas mesas de Natal e de Réveillon. 

Apesar de tradicional na maioria dos lares brasileiros, as ceias natalinas e as da virada do ano precisam ser compostas por variações que vão além da carne. Afinal, uma alimentação saudável nesse período requer pratos equilibrados entre carnes, legumes e verduras. 

Esse cuidado especial contribui para o bem-estar. Além do mais, com a diminuição da fome causada pelo calor excessivo desse período, pratos equilibrados e comidas leves são fundamentais para evitar longos períodos de jejum. Frutas da estação e sorvetes naturais, por exemplo, devem ser considerados para pessoas com menor apetite.

Bebidas alcoólicas

Beber água constantemente e manter uma alimentação saudável não é o suficiente para evitar problemas relacionados à saúde. O consumo elevado de álcool gera uma série de agravantes ao organismo. Por isso deve-se evitar excesso de álcool nessa época em que bebidas como espumante, vinho e cerveja são comuns durante as ceias. 

Inclusive, a ingestão de bebidas alcoólicas pode causar desidratação. Portanto alternar água com álcool é uma medida menos prejudicial, embora o consumo exagerado não seja recomendado em hipótese alguma.

Sono

Dormir bem, independentemente da época do ano, é um hábito saudável que deve ser priorizado. Afinal, a mente e o corpo precisam de boas horas de sono para se restabelecer para o próximo dia. Porém, com as festividades de fim de ano, muitas vezes as noites são emendadas com as manhãs e assim por diante. Para muitas pessoas, principalmente jovens, dormir bem não é uma prática durante o Natal e Réveillon. 

Os efeitos de noites mal dormidas podem se manifestar de imediato, após longas horas sem repouso. Fadiga e dores de cabeça são os principais sintomas de quem opta por ficar acordado em vez de dormir bem. Portanto, para aproveitar a festa ao máximo, priorize um descanso de 8 horas. Assim as energias serão recarregadas e as festas serão desfrutadas com mais qualidade e bem-estar.

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