Artigos

Acompanhe as dicas e orientações de nossa
equipe médica para manter a sua saúde em alta!

Artigos

Os crescentes avanços da medicina têm proporcionado tratamentos cada dia mais eficazes. Por outro lado, grande parte dessa evolução médica também ocorreu para beneficiar os diagnósticos precoces.

Nesse sentido, a medicina preventiva ganha espaço e se impõe como uma abordagem focada em saúde e não em doença. Afinal, tomar conta de nossa saúde é uma das coisas mais importantes que podemos fazer.

O agendamento regular de revisões de saúde é um bom começo. A realização de exames regulares ajudará seu médico a avaliar sua saúde e os fatores de risco para doenças.

O conhecimento de seus dados clínicos e resultados dos exames permitirão detectar riscos e eventuais problemas em sua saúde. Essas informações ajudarão a decidir quais mudanças no estilo de vida você pode adotar para reduzir riscos de problemas como infarto, AVC etc.

A realização de exames ou procedimentos é complementar à consulta médica e pode ser útil na detecção precoce de doenças ou alterações que indiquem um maior risco de adoecer.

Investigação de presença de risco cardiovascular

Procure seu médico, se você tem mais de 40 anos e nunca realizou exames cardiológicos. Abaixo, estão listados alguns dos exames que podem ser solicitados, a fim de avaliar como está seu coração.

Exame de sangue
Identifica os níveis de colesterol total, LDL (“mau colesterol”), HDL (“bom colesterol”), glicemia, triglicérides, proteína C-reativa, entre outras substâncias. Com base nos resultados, é possível prever, entre outros, quais os riscos para problemas cardíacos, além de ser um ótimo parâmetro para mudanças de hábito.

Raios X do tórax
Revela o tamanho do coração e dos vasos sanguíneos do tórax (principalmente a aorta). Fornece informações das condições gerais do pulmão.

Eletrocardiograma (ou ECG)
Verifica os impulsos elétricos do coração, mostrando o ritmo cardíaco. Oferece, ainda, dados sobre o tamanho dos átrios e ventrículos e a situação das artérias coronárias.

Teste ergométrico
Nele são medidas a pressão arterial e a frequência cardíaca e é realizado um eletrocardiograma nas seguintes situações: em repouso, durante e após o esforço. O paciente faz exercícios em uma esteira. Esse exame é importante para avaliar a resposta do sistema cardiovascular frente ao esforço, além de ser utilizado para pesquisa de possíveis obstruções das artérias cardíacas, mesmo em indivíduos sem sintomas.

Se você tem 40 anos ou mais e é atleta ou pretende iniciar a prática de atividades físicas, outro exame pode ser solicitado, para complementar a avaliação:

Ecocardiograma transtorácico
É um “ultrassom” do coração e fornece dados sobre o funcionamento, tamanho, forma e movimentos do músculo cardíaco e de suas válvulas. Indicado também para diagnóstico e acompanhamento de doenças cardíacas adquiridas ou congênitas.

Se, de acordo com os resultados dos exames, forem detectados riscos, estabeleça em conjunto com seu médico, metas atingíveis e crie um plano de ação para cumpri-las, com datas a serem seguidas e respeitadas. Descreva as ações adotadas e cumpra esse planejamento. Ele é a base da melhoria em sua qualidade de vida.

O que fazer para reduzir o risco cardiovascular?

  • Manter peso saudável: questione seu médico sobre seu peso ideal. Lembre-se de que o sobrepeso atinge mais de 40% da população mundial;
  • Alimentar-se de maneira correta: consulte o nutricionista para receber orientação;
  • Tornar-se ou permanecer fisicamente ativo: conforme orientação médica, faça caminhadas, pelo menos, cinco vezes por semana, durante meia hora;
  • Interromper qualquer forma de tabagismo: este é o principal fator de risco cardiovascular;
  • Controlar a pressão arterial e o colesterol: verifique regularmente esses valores e tenha uma vida saudável;
  • Cuidar do diabetes: se ele aparecer, controlar a glicemia e o peso.

Centro Médico Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo - SP
CEP: 04571-180

Clique aqui para visualizar o mapa

Horário de funcionamento

Consultas / Exames
Segunda a sexta - Das 8:00 as 20:00h

Fale Conosco